quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

CARTAZ







Mini-Jogos da Lusofonia – Sorteio dos paises


No âmbito dos 2ºos Jogos da Lusofonia e integrados no programa social e multicultural do Lisboa 2009, a Comissão Organizadora do Jogos da Lusofonia e o Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano K’Cidade estão a organizar os Mini Jogos da Lusofonia, um torneio inter-escolas em cinco modalidades diferentes. Os Mini-Jogos têm como objectivos principais: sensibilizar para a Educação Multicultural através da promoção da Lusofonia, promover a prática desportiva e a interacção das Instituições da Alta de Lisboa nomeadamente Escolas, Juntas de Freguesia, colectividades Desportivas e o restante Movimento Associativo.

O sorteio foi realizado dia 28 de Janeiro na sede do COJOL na Alta de Lisboa, e estiveram presentes o CEO do COJOL, João Ribeiro, a Coordenadora do programa K’Cidade na Alta de Lisboa/Charneca, Carmo Fernandes, representantes das colectividades desportivas da Alta de Lisboa e da Junta de Freguesia da Charneca, professores de turma e professores das actividades de enriquecimento curricular das escolas, EB1 nº 34, EB1 nº Pintor Almada Negreiros, EB1 nº 77 e EB1 Maria da Luz de Deus Ramos.

O sorteio teve como fim de definir quais são as equipas que cada escola vai representar nas competições que se realizaram do dia 15-19 Abril nos equipamentos desportivos da Alta de Lisboa.

Havia 2 grupos de países um grupo de cinco e um grupo de sete. Grupo 1 incluía Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde; Grupo 2 incluía S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Macau, Guiné Equatorial, Sri Lanka e Goa.

Duas escolas ficaram com três países (um do grupo 1 e dois do grupo 2) e três escolas ficaram com dois países (um do grupo 1 e 1 do grupo 2).

O sorteio terminou por ter a seguinte distribuição de países:

EB1 nº 77
Cabo-Verde
São Tomé e Príncipe
Timor-Leste

EB1 nº 34
Portugal
Sri-Lanka
Guiné-Bissau

EB1 Maria da Luz de Deus Ramos
Brasil
Guiné Equatorial

EB1 nº 91
Angola
Macau

EB1 Pintor Almada Negreiros
Moçambique
Goa

A partir deste momento as escolas puderam começar a pesquisa e o trabalho sobre os países que lhe calharam, produtos que vão ser parte integrante do programa cultural da cerimónia de encerramento dos Mini-Jogos que se realizará dia 19 de Abril.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Constituição da Comissão Organizadora


No dia 6 de Dezembro de 2008 foi constituída a Comissão Organizadora dos Mini Jogos da Lusofonia. Desta Comissão fazem parte 10 Colectividades Desportivas da Alta de Lisboa, as Juntas de Freguesia, o K’CIDADE e o COJOL.

A constituição desta Comissão visa promover a participação das instituições locais num evento de importante visibilidade para a prática desportiva da Alta de Lisboa e tem como objectivo último uma maior movimentação do tecido associativo local.

Esta Comissão tem como mandato a organização dos Mini Jogos e funcionará nestes moldes até à sua data de realização (15 a 19 de Abril). Após esta data será analisado por todos o interesse da continuação deste grupo de trabalho, de que fazem parte:

Grupo Desportivo e Recreativo Tunelense
Grupo Desportivo e Recreativo da Cruz Vermelha
Águias da Musgueira
Clube Desportivo Águias da Charneca
União Desportiva da Alta de Lisboa
Clube Desportivo da Quinta do Reguengo
Centro de Atletismo das Galinheiras
Associação de Moradores do Bº da Cruz Vermelha
Associação Recreativa Pescadores da Musgueira Norte
Associação de Residentes do Alto do Lumiar
Junta de Freguesia da Charneca
Junta de Freguesia da Ameixoeira
Programa K’CIDADE
Comissão Organizadora dos Jogos da Lusofonia

Protocolo de cooperação

A Comissão Organizadora dos 2.ºs Jogos da Lusofonia (COJOL) e a Fundação Aga Khan Portugal assinaram um Protocolo de cooperação, visando a organização dos Mini Jogos da Lusofonia, integrados no programa social e multicultural do Lisboa 2009.

O Protocolo foi celebrado no dia 17 de Dezembro nas instalações do Programa K’CIDADE na Alta de Lisboa, pelo Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Vicente Moura, e pelo Presidente da Fundação Aga Khan Portugal, Sikander Jamal, e pelo Director Executivo, Nicholas McKinlay.

Com o objectivo de promover a aproximação entre as comunidades lusófonas aos 2.ºs Jogos da Lusofonia, é atribuída à Agência da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, através do Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano K'Cidade, o direito de concessão dos Mini Jogos da Lusofonia para aplicação na comunidade da Alta de Lisboa.

A K'Cidade terá oportunidade de recrear o reforço estratégico de proximidade, com base na prática desportiva multidisciplinar, envolvendo as escolas do 1.º ciclo da Alta de Lisboa, procurando a interacção entre a população escolar e o tecido desportivo local, através do convite às colectividades residentes.

Serão convidadas a participar as Juntas de Freguesia da Ameixoeira, Charneca e Lumiar, cujo envolvimento será retribuído pela mais-valia da visibilidade positiva para a Alta de Lisboa e pela introdução de novos desportos junto das crianças da comunidade, assim como o envolvimento das colectividades desportivas locais na preparação dos Mini Jogos da Lusofonia.

Nos termos do Protocolo celebrado, a COJOL será responsável pela organização das cerimónias de abertura e encerramento dos Mini Jogos da Lusofonia e pela logística da organização, cabendo à Fundação Aga Khan dinamizar as escolas e associações locais na participação num evento marcante para o desenvolvimento desportivo que pode ter continuidade futura na comunidade da Alta de Lisboa.

A campeã olímpica e membro da Comissão Executiva da COJOL, Rosa Mota, testemunhou o acto.