quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Mini-Jogos da Lusofonia – Sorteio dos paises


No âmbito dos 2ºos Jogos da Lusofonia e integrados no programa social e multicultural do Lisboa 2009, a Comissão Organizadora do Jogos da Lusofonia e o Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano K’Cidade estão a organizar os Mini Jogos da Lusofonia, um torneio inter-escolas em cinco modalidades diferentes. Os Mini-Jogos têm como objectivos principais: sensibilizar para a Educação Multicultural através da promoção da Lusofonia, promover a prática desportiva e a interacção das Instituições da Alta de Lisboa nomeadamente Escolas, Juntas de Freguesia, colectividades Desportivas e o restante Movimento Associativo.

O sorteio foi realizado dia 28 de Janeiro na sede do COJOL na Alta de Lisboa, e estiveram presentes o CEO do COJOL, João Ribeiro, a Coordenadora do programa K’Cidade na Alta de Lisboa/Charneca, Carmo Fernandes, representantes das colectividades desportivas da Alta de Lisboa e da Junta de Freguesia da Charneca, professores de turma e professores das actividades de enriquecimento curricular das escolas, EB1 nº 34, EB1 nº Pintor Almada Negreiros, EB1 nº 77 e EB1 Maria da Luz de Deus Ramos.

O sorteio teve como fim de definir quais são as equipas que cada escola vai representar nas competições que se realizaram do dia 15-19 Abril nos equipamentos desportivos da Alta de Lisboa.

Havia 2 grupos de países um grupo de cinco e um grupo de sete. Grupo 1 incluía Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde; Grupo 2 incluía S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Macau, Guiné Equatorial, Sri Lanka e Goa.

Duas escolas ficaram com três países (um do grupo 1 e dois do grupo 2) e três escolas ficaram com dois países (um do grupo 1 e 1 do grupo 2).

O sorteio terminou por ter a seguinte distribuição de países:

EB1 nº 77
Cabo-Verde
São Tomé e Príncipe
Timor-Leste

EB1 nº 34
Portugal
Sri-Lanka
Guiné-Bissau

EB1 Maria da Luz de Deus Ramos
Brasil
Guiné Equatorial

EB1 nº 91
Angola
Macau

EB1 Pintor Almada Negreiros
Moçambique
Goa

A partir deste momento as escolas puderam começar a pesquisa e o trabalho sobre os países que lhe calharam, produtos que vão ser parte integrante do programa cultural da cerimónia de encerramento dos Mini-Jogos que se realizará dia 19 de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário