segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Protocolo de cooperação

A Comissão Organizadora dos 2.ºs Jogos da Lusofonia (COJOL) e a Fundação Aga Khan Portugal assinaram um Protocolo de cooperação, visando a organização dos Mini Jogos da Lusofonia, integrados no programa social e multicultural do Lisboa 2009.

O Protocolo foi celebrado no dia 17 de Dezembro nas instalações do Programa K’CIDADE na Alta de Lisboa, pelo Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Vicente Moura, e pelo Presidente da Fundação Aga Khan Portugal, Sikander Jamal, e pelo Director Executivo, Nicholas McKinlay.

Com o objectivo de promover a aproximação entre as comunidades lusófonas aos 2.ºs Jogos da Lusofonia, é atribuída à Agência da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, através do Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano K'Cidade, o direito de concessão dos Mini Jogos da Lusofonia para aplicação na comunidade da Alta de Lisboa.

A K'Cidade terá oportunidade de recrear o reforço estratégico de proximidade, com base na prática desportiva multidisciplinar, envolvendo as escolas do 1.º ciclo da Alta de Lisboa, procurando a interacção entre a população escolar e o tecido desportivo local, através do convite às colectividades residentes.

Serão convidadas a participar as Juntas de Freguesia da Ameixoeira, Charneca e Lumiar, cujo envolvimento será retribuído pela mais-valia da visibilidade positiva para a Alta de Lisboa e pela introdução de novos desportos junto das crianças da comunidade, assim como o envolvimento das colectividades desportivas locais na preparação dos Mini Jogos da Lusofonia.

Nos termos do Protocolo celebrado, a COJOL será responsável pela organização das cerimónias de abertura e encerramento dos Mini Jogos da Lusofonia e pela logística da organização, cabendo à Fundação Aga Khan dinamizar as escolas e associações locais na participação num evento marcante para o desenvolvimento desportivo que pode ter continuidade futura na comunidade da Alta de Lisboa.

A campeã olímpica e membro da Comissão Executiva da COJOL, Rosa Mota, testemunhou o acto.

Sem comentários:

Enviar um comentário